domingo, 7 de agosto de 2016

AFMBE - All Flesh Must Be Eaten (parte II) Atributos

ATRIBUTOS
Explicação de cada atributo 


     Como o livro está totalmente em inglês, irei detalhar cada tópico com sua respectiva tradução.

ATRIBUTOS
  São características inatas dos personagens, sua força física, inteligência, sentidos e assim por diante...

  1. STRENGHT (STR) - FORÇA
    Uma medida da força física do personagem, Força determina quanto dano o personagem inflige, quanto peso pode carregar e o quão poderoso ele é. Força é útil para aqueles que fazem muito levantamento de peso ou qualquer um que tenha probabilidades de entrar em combate. Personagens aptos a ter alta Força incluem atletas, trabalhadores braçais, e soldados. Baixa Força indica peso e corpo pequeno, ou apenas falta de exercício.
  2. DEXTERITY (DEX) - DESTREZA
    Destreza é a medida da coordenação, agilidade, e graciosidade. É usada para determinar quão proficiente um personagem é em qualquer tarefa que requeira coordenação motora e precisão. Isto abrange desde a performance de um truque de cartas até roubar bolsos e dar porradas na cara de alguém (Destreza ajuda na aterrissagem, Força determina o quanto a pancada irá doer no outro cara).
    Qualquer tarefa onde a velocidade e coordenação do personagem importe a Destreza irá influenciar. Alta Destreza é encontrada entre dançarinos, ginastas e roubadores de bolsos. Pessoas com baixa Destreza são desajeitadas e não graciosas.
  3. CONSTITUTION (CON) - CONSTITUIÇÃO
    Este atributo determina quão fisicamente durão ou saudável seu personagem é. Constituição é importante quando se trata de resistir a doenças, dano e o cansaço (fatiga). Este atributo é usado para determinar quanto dano físico o personagem pode suportar e ainda assim permanecer funcional. Constituição também entra em jogo quando habilidades físicas que envolvam resistência como nadar e correr por longas distancias e outras atividades similares.
  4. INTELLIGENCE (INT) INTELIGÊNCIA
    Este atributo determina a habiidade que o personagem tem em aprender, correlacionar e memorizar informações. Quanto mais alta a inteligência, mais fácil de aumentar habilidades escolásticas. Também usado para entender e interpretar informação, note que inteligência e educação são duas coisas separadas. Uma pessoa pode ser brilhante, mas iletrada, educação determina o que foi aprendido.
  5. PERCEPTION (PER) - PERCEPÇÃO
    Percepção governa os cinco sentidos do personagem. Dá uma visão geral da nitidez da habilidade de sentir coisas. Este atributo é usado para encontrar pistas, notar algo de errado, e evitar ser surpreendido. Percepção também determina a intuição e estado de alerta do personagem. Alguém com baixa Percepção vai ser quase alheio ao que está acontecendo ao seu redor.
  6. WILLPOWER (WIL) - FORÇA DE VONTADE
    Este atributo mede a força mental e auto controle do personagem e sua habilidade de resistir ao medo, intimidação e tentação. Também usado para não ser pela influência do pânico que aflige aos outros.
  7. LIFEPOINTS (LPS) - PONTOS DE VIDA
    Este atributo determina a saúde física do personagem. A Força e Constituição são fatores essenciais. Um atleta grande e musculoso pode suportar mais dano do que um magrelo. Por outro lado, uma bala na cabeça ou golpe de machado podem matar ambos com a mesma facilidade. Pontos de Vida indicam a quantidade de dano que o personagem pode suportar até que o mesmo não seja apto a atender as funções biológicas básicas, como andar e respirar (sistema nervoso e muscular em bom funcionamento).
    Outras coisas que drenam Pontos de Vida são doenças e o cansaço (fatiga).
  8. ENDURANCE POINTS (EPS) PONTOS DE RESISTÊNCIA
    Pontos de Resistência medem habilidade do personagem de aguentar fatiga e muito esforço antes de cair. Assim como Pontos de Vida, Pontos de Resistência usam Força e Constituição, mas Força de Vontade também, levando em conta que algumas pessoas podem pressionar a si mesmas e passar dos limites físicos da normalidade através da pura Força de Vontade. Quanto mais Pontos de Resistência o personagem tiver, mais ele pode correr, levantar coisas, nadar, etc. Enquanto o personagem se esforça ele começa a perder Pontos de Resistência, e quando este chega ao número 0, ele cai em extrema exaustão. Em alguns casos, o dano vindo de ataques não letais é subtraído dos Pontos de Resistência ao invés dos Pontos de Vida.
  9. SPEED (SPD) - VELOCIDADE
    Este atributo representa o quão rápido uma pessoa pode correr em sua velocidade máxima. Apenas entra em jogo em poucas ocasiões onde a velocidade da corrida será considerada como quando um personagem está perseguindo ou sendo perseguido por alguém.
  10. ESSENCE - ESSÊNCIAEssência é a quantidade de energia espiritual que o personagem tem dentro de si. Ela mede, basicamente, a força da alma e da vida. Essência é também, a força vinculativa da realidade.
*cantinho do GM*
E aí, qual destes atributos é o melhor e por que? Escreva nos comentários!

Professor Kozela

6 comentários:

  1. Oi Professor, aqui é o Jonh, te amo, e acho o melhor atributo inteligência

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essencial num cenário apocalíptico!

      Excluir
    2. Acho que como o atributo mais útil a DEX , escolheria WILL como atributo secundário por quê Sim! Eu gosto desse atributo.

      Excluir
    3. WILL tem vantagem contra personagens Inpired em AFMBE... em breve escreverei sobre eles. Fique ligado!

      Excluir
  2. Obrigado por me responder claro fale deles!.
    Quero aprender mais sobre esse sistema nos finais de semana é bom pra narra pros amigos.

    ResponderExcluir